quarta-feira, 15 de junho de 2016

A IRRESPONSABILIDADE DOS RESPONSÁVEIS




Redirecionando....

129 comentários:

  1. Penso igual! Obrigada pelo texto corretíssimo ao meu ver! Carolina.

    ResponderExcluir
  2. Realmente os valores estão invertidos, é mais fácil liberar os adolescentes do que conversar e também dizer NÃO.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente... Estão acabando com a infância.

    ResponderExcluir
  4. Nossa... me vi no seu relato. Penso exatamente da mesma forma. Pra tudo há a hora certA.

    ResponderExcluir
  5. Ela tem 15 anos. Com 15 anos eu e todas as minhas amigas já dávamos uns beijinhos. Melhor dentro de casa do que na rua. Claro que a conversa é fundamental. 12/13 realmente é cedo. Mas 15 não acho nada demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim porém deveria assumir uma certa responsabilidade pela fama q carrega e por seu publico ser tao jovem fama dinheiro e prestigio tds querem mas se responsabilizar sabendo que é uma iinfluência .....no mínimo deveria manter seu namoro bem longe dos holofotes e
      viver sua vidinha discretamente.

      Excluir
    2. Mas ela começou a namorar um outro rapaz com 12 anos, esse já é o segundo namorado.

      Excluir
    3. Depois da novela Carrossel ela ficou afastada da tv. Aí com 14 anos, se não me engano no ano passado, ela fugiu com o namorado. O pai ficou arrasado. A família conseguiu encontrá-los, acabaram se perdendo não sei por onde, mas as buscas ajudaram. Logo depois disso, ela retornou pro SBT fazendo aquela novelinha em que ela tinha um gêmea e cantava, não sei bem o nome. Minha filha fez 15 ano passado, aos quatorze eu até deixaria ela namorar, mas sob muita supervisão minha; temos bastante diálogo, mas ela ainda não namora. Curte muito os estudos, os amigos, os finais de semana, nossos programas juntos. Acho que tem que ser assim.

      Excluir
    4. Nao foi ela que fugiu,foi outra garota uma que fazia papel de prima da maria joaquina
      E a larissa manuela ja namorava em carrosselo que fazia o Daniel,ai depois começou namorar esse da foto e agora esta com joao guilherme ou seja 3 namorados
      Enfim concordo plenamente vom o texto

      Excluir
    5. concordo plenamente. Outra coisa que me chamou atenção foi para a maquiagem que Larissa Manoela usou na estreia do filme carrossel 2. uma maquiagem muito pesada para uma menina de 15 anos

      Excluir
    6. Texto perfeito!
      Valores invertidos!
      Uma pena!😢

      Excluir
    7. Tudo bem que com 15 anos possa ser normal mais o que me diz quando uma novela infantil onde crianças com 8 ou 9 anos que já incentivam essas praticas assista carrossel e vc vai ver que lá as crianças já são casal de namoradinhos acho que pra tudo tem seu tempo criança é criança e tem que viver seu momento de criança e isso é responsabilidade que Deus deixou aos pais

      Excluir
    8. Ela tem 15 e está no terceiro namoro. Ela começou aos 12. Isso foi preços se demais, sim. Não é nada bonitinho. É uma adultizacao desnecessária. Realmente ela precisaria ser mais discreta quanto a sua vida pessoal pot ser uma pessoa de influência, principalmente para as crianças e adolescentes.

      Excluir
    9. Ta bom que com 12 anos essa pessoa que escreveu isso não pensava no primeiro beijo, pode não ter tido oportunidade de dar (o beijo), agora fica de mimimi com o namoro da outra! A garota em questão está assistida pelos pais a quem ela deve satisfação. Mania que tem de julgar, apontar e fazer alarde com uma coisa simples. Quem decide se deixa ou não é a mãe, que nesse caso aprova gente! Se todo o problema do mundo fosse esse?! E a vida é tão curta, passa rapidinho, quem garante que a menina que namora só 20 é mais feliz do que a que namora com 12? Depende do outro, depende do respeito, do amor! Vamos respeitar a vida de quem tem 12 ou 70, inviuvou e quer casar de novo? Respeita gente! Eu em?!

      Excluir
    10. Não sabe ler e interpretar um texto, volta pro maternal querida.

      Excluir
    11. Concordo com a autora! As crianças de hj não são mais crianças... E os pais assistem tudo de braços cruzados! A sociedade e a mídia acham lindo e incentivam. Ha idade pra tudo. Ao meu ver doze anos eh mt novo pra namorar. Essa menina com 15 já esta no terceiro namorado. E os pais acham normal? Se com 15 ja esta assim, imagina quando tiver 18, 20, 25..... Vai ter tido um monte de namorados, vai enjoar e começar a destrambelhar. Depois uma adolescente dessa aparece gravida ou com dst e os pais vão dizer que não sabem onde erraram.

      Excluir
    12. bom concordo com os pensamentos de vcs todos aqui, claro que cada um com uma opniao diferente e entao vou dar a minha tambem , eu tenho apenas 16 anos eu tive meu primeiro namorado as 12 anos meus pais sempre foram rigidos comigo e eu tudo que fazia era nas escondidas como toda criança quando os pais proibirem, minha mae sempre me apoia no que eu fazia me explicava tudo , com 16 anos hj eu sou casada a 1 ano e sou muito feliz, nao acho que foi por um erro dos meus pais , pq eles me criaram muito bem me deram todos os ensinamentos possiveis mais eu fiz essa escolha pra minha vida eles me avisaram de muitas coisas mais msm assim eu continuei e hj to aqui com 16 anos casada a 1 ano nao tenho filhos por decisao minha. sim eu realemnte sou muito nova mais minha mentalidade nao e de uma garota de 16 eu tenho mais maduridade que muitas mulheres por ae e acho que namoro as 12 ou esta como 3 namorado as 15 anos nao e um erro , é uma escolha acho que c os pais deixaram e pq sabem que c proibir eles vao fazer escondidos entao acho melhor namorar aos olhos dos pais do que nas escondidas ae .

      Excluir
    13. nao querendo ser grossa..nem querendo arrumar confusao...mas vc acha que tem maturidade aos 16... como eu achava que tinha tbm....me achava super madura....mas vc vai descobrir que nao passa de uma pirralha...e pode se arrepender muito por essa decisao super madura....espero que nao, nao te desejo o mal.....mas na maioria das vezes e o q acontece.....e acho que teus pais nao te educaram tao bem assim...pq quem eh bem ensinado nao faz o contrarii do que os pais dizem, muito menos escondido.....

      Excluir
    14. Eu concordo com o texto muito bom. E falo por mim uma garota de 16 anos não sabe de nada da vida. Eu achava que era muito madura,tive meu primeiro namorado aos 17anos uma idade boa, porém engravidei e casei com 19 e hj com 25 penso que agora que deveria estar pensando em me casar. Ou seja lá na frente a gente sempre se arrepende, hj com a mente imatura vive muito bem as mil maravilhas mais daqui alguns anos isso vai mudar. Devemos curti cada faze da nossa vida como deve ser pra que antecipar as coisas cada coisa conforme sua idade.

      Excluir
  6. Adorei o texto...é exatamente este o dilema que vivo atualmente. Diariamente me faço estas mesmas perguntas. Dou sorte que meu filho ainda é tranquilo, mas os argumentos contrários e a pressão dos amigos estão cada dia ficando mais fortes. Sim, vejo o quão mais fácil são aos outros pais dizerem sim, do que terem o trabalho de dizer não, explicar os motivos e perder um tempinho de conversa com seus filhos. Parece que tudo hoje em dia gira em torno de uma culpa (dos próprios pais, óbvio).

    ResponderExcluir
  7. Nessa idade eu brincava de Barbie e ainda sobrava tempo pra ir ao cinema de mãos dada. Apesar de concordar com a maior parte deste texto. Eu vejo que os pais precisam de mais ajuda psicológica do que os filhos. Nós não entendemos o mundo onde eles estão crescendo e os nossos pais tão pouco. E muito menos os nossos avós entenderam. Penso que é mais valioso para os nossos filhos uma atmosfera de amor e liberdade. Generosidade, doação onde o amar ao próximo esta no topo da pirâmide. Eu sou mãe de três filhos e só acredito que é possível criar formadores de opinião mostrando aos filhos que tudo se baseia em escolhas. Mostre então as opções, sejam pais seguros e menos hipocritas. Seguindo sempre o exemplo de Cristo. Descanse em paz em seu travesseiro certa de que os seus filhos antes de tudo pertencem a Deus! E estão aqui para cumprir planos maiores.

    ResponderExcluir
  8. Vc não está sozinha neste pensamento. Meus filhos por serem atletas tem outra cabeça. Mas são incluídos direto em grupos de amigos p namoraram ou já saírem em casais. Gentemmmm um tem 12 e outra 15. Não está na hora ainda! Apago, vício e explico p eles q tudo no seu tempo. Enfim. Penso exatamente e criou assim meus filhos. Abração

    ResponderExcluir
  9. Acho muito hipocrisia, tenho 42 anos e a a 31 anos atrás já namorava, concordo que é cedo, mas sejamos realista, quem não namorou nessa idade ficou com inveja da melhor amiga ou de todas as amigas.
    Temos sim que orientar e manter o diálogo mas não precisa de alvoroço todo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Cibele! Namoro aos 12 acho realmente precoce, mas aos 15 anos acho perfeitamente normal! Duvido q alguém com esta idade esteja pensando em namorar para casar. O mundo mudou, hoje os adolescentes tem acessos às coisas e informação q na minha época não havia. Tenho 39 anos e comecei a nomorar aos 14, sempre fui responsável e sabia q transar engravidava, além de transmitir doenças. Quando quis transar, transei e me cuidei. Aproveitei minha juventude, fui feliz e hoje sou casada e tenho um filho.

      Excluir
    2. Vc Cibele, falou tudo, e mais está menina já se sustenta desde os doze anos de idade, para isso ela tem idade, vamos ser francos...tudo é normal quando somos nós, mas quando é outro ai é anormal, os com certeza a orientam sim, e o problema é dos pais dela, se vc não quer que ela seja exemplo de seu filha (o), faça o seguinte oriente eles e não o deixei assistir televisão, será que vcs conseguem proibir de ver a televisão e usar as redes sociais? Se conseguirem isso com os filhos de vcs ai sim podem dar palpite na educação da Larissa Manoela, pois aí vcs tem parâmetros de julgamentos, pois vcs conseguiram seguras seus filhos.

      Excluir
    3. Concordo, e aos treze anos ela teve um namorico do criança, esta foto ela já estava com quatorze anos. Então eu acho que cada um deveria se importar com sua própria vida.

      Excluir
  10. Acho muito hipocrisia, tenho 42 anos e a a 31 anos atrás já namorava, concordo que é cedo, mas sejamos realista, quem não namorou nessa idade ficou com inveja da melhor amiga ou de todas as amigas.
    Temos sim que orientar e manter o diálogo mas não precisa de alvoroço todo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Namorei com 13, estudei,me formei, casei aos 26 e fui ter minha filha aos 30! Na minha época a maioria da minha idade já tinha beijado e eu queria também! Meu namoro era bem supervisionado pela minha mãe, e ela até hj é minha melhor amiga! Enfim o que vai definir em minha opinião que se há 20 anos era assim, imagine agora! Fechar os olhos para essa nova realidade, isso sim é perigoso! Só irá induzí-los a fazer escondido e ai sim terá consequências graves! Ouví-los e dialogar, explicar, supervisionar é a forma mais sensata de agir não só para está área da vida deles, mais em todas! Temos que gerar em nossos filhos senso de responsabilidade, desde novos, pois refletirá qdo forem adultos e responsáveis por si mesmo! Podem não estar nesta idae preparados biologicamente falando, mas com uma boa educação, diálogos e pais presentes, a probabilidade que serão pessoas bem sucedidas e resolvidas na vida.

      Excluir
    2. Eu teve meu primeiro.namoradinho com 14mas minhas amigas ja namoravam com 12 .renho uma filha de 12que me conta que suas amigas desde dos 10 ja namoravam na escola e ja presenciei amigas dela a um ano numa festa junnina de igreja a niite sozinhas com os (namoradinhos) o que os.pais acham q meninas nessa idade fazem numa festa a noite sozinhas (se encontram com os namorados ) muitos dizem q nao aceitam e que as filhas nao namoram cim 15,14,13 e nem sabem e que se.passa na escola levo e busco meus filhos 12,9,6anos e vejo meninas de 10anos falando se insinuando para os meninos e com certeza os pais dessas crianças acabam criticando meninas q namoram cedo e nem sabem que os seus fazem.o.mesmo ou ate pior .deixo bem claro a minha filha que nao quero que espero q ninguem venha me falar algo dela se tiver q saber é por ela.mesma .deixamis claro q a idade dela é pra.estudar e que conte tudo pra nós nao faça nada escondido.assim podemos saber o que acontece com ela.

      Excluir
    3. Ah, povo mimizento, acham que os valores estão invertidos agora? que as crianças estão perdendo a infância muito cedo? Talvez pelo crescimento das cidades e pela violência elas estejam sim perdendo a liberdade de brincar na rua como fazíamos quando pequenos, mas com relação a sua sexualidade acho que hoje em dia nossas crianças estão bem mais protegidas (sei que ainda temos de avançar muito) do que antigamente. A bisavó de uma conhecida minha foi dada em casamento a um senhor muito mais velho que ela quando tinha 11 anos e, naquela época, era perfeitamente normal! A pobrezinha acabava seus afazeres domésticas e ia brincar com uma boneca de pano de tão inocente que era... Hoje em dia isso é considerado crime! Então por favor, não digam que antigamente as coisas eram melhores, na minha cidade mesmo, quando eu era criança, tinha um monte de velho babão que ninguém recriminava e muito garotinho e garotinha fazendo coisas as escondidas.Se cada um de nós cuidarmos e educarmos bem os nossos filhos e conquistarmos a confiança e respeito dos mesmos, não tem atriz namoradeira que ponha sua integridade em risco, afinal, maus exemplos sempre existiram e sempre vão existir!

      Excluir
  11. Exatamente disse tuudo nesse texto é lamentável isso e a midia achando o máximo. ..

    ResponderExcluir
  12. Esse já e o terceiro namorado dela ! Quando ela fez carrossel ela namorou com um dos atores q ela contracenava e assumiu o namoro na midia na época ela ainda era uma criança achei um absurdo !

    ResponderExcluir
  13. Eu penso da mesma forma, parabéns pelo texto, infelizmente o mundo está cada vez mais difícil e as pessoas não sabem mais o que é certo e o que é errado.

    ResponderExcluir
  14. Qd eu tinha esta idade tbm tinha isso e comecei a namorar cedo... hj qd olho para trás vejo que não foi uma boa decisão, mas tbm não foi trágico, na verdade me serviu como lição para não repetir a história com um futuro rebento. Concordo com seu texto.

    ResponderExcluir
  15. Ótimo texto 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  16. Tb concordo com tudo o que vc disse, mas só uma coisinha, a atriz em questão tem 15 anos, não 11 ou 12. Cabe tb aos pais esclarecer as crianças sobre isso.

    ResponderExcluir
  17. Aos 12 anos jogava handball e brincava de Susie tinha urso de pelucia, bicicleta, bons tempos.

    ResponderExcluir
  18. Tudo tem sua hora, mas também não exagere, não faça tempestade em copo d'Água!
    Atualmente, realmente as coisas andam mais avançadas. Porem, não se iluda pensando que com 12 anos, as meninas ainda brincam...
    Okay, okay, aí você vai me dizer que na sua época era assim. Concordo, era mesmo! E vocês tinham mais infância, até porque o mundo ainda não tinha tantas pessoas que desejam o mal e a tecnologia ainda não era tão avançada quanto hoje.
    Mas agora eu te pergunto: e se uma menina menstruar cedo, amadurecer mais cedo e com 12/13 anos já ter mais maturidade que muitos por aí??? O que você me diz?
    Desculpe-me, mas ela não vai brincar. Ela vai começar a pensar de outro modo. Não estou dizendo que vai se tornar adulta, mas ela deixará de ser uma criança.
    E mais uma coisa: se com essa idade, ela já tem seus pensamentos formados e tem juízo e responsabilidade, qual o problema de ela namorar? E se os pais deixarem? Cada pai sabe o jeito como o filho é, e sei que eles só querem nosso bem, mas qual o problema? Sei também que o mundo anda ruim, mas o mundo andar ruim não significa que ainda não existam pessoas boas!!!
    Acredito que também que tudo tem seu tempo. Mas pra alguns, o tempo é mais cedo e pra outros, mais tarde. Por isso, pare pra pensar naquilo que você escreveu. Tudo tem seu tempo, mas nem pra todos o tempo é igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERDADE JA FOI O TEMPO QUE AS MENINAS BRINCAVA DE BONECA NEM TODAS MINHA SOBRINHA CASOU COM TREZE ANOS IA FAZER QUATORZE ELA HOJE E AVÓ E É MUITO FELIZ E NÃO SE ARREPENDE DE NADA TEM MUITO CASAL QUE CASA AO 30 JÁ ESTÃO NO QUARTO CASAMENTO OLHE LÁ..... ENTÃO VAMOS EMBORA SER FELIZ A VIDA E PASSA TAO RÁPIDO PRA TA CUIDANDO DA VIDA DO OUTRO

      Excluir
  19. Concordo com o que disse, só corrigindo um pouco ela tem 15 anos

    ResponderExcluir
  20. Afff.... cuide da vida de vcs! Dos filhos de vcs! Que exagero!!!! E concordo com qm falou q qm não beijou aos 12 morreu de inveja das amigas.
    E brincar de boneca aos 15 já eh demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puro exagero.Se fosse errado, não surgiria interesse nessa idade.É como eu disse."Tudo posso, nem tudo me convém."

      Excluir
    2. Não é só pq a pessoa tem vontade que deixou de ser errado.

      Excluir
    3. Só beijei aos 17 e não tive inveja nenhuma das amigas que beijaram aos 12. Enquanto elas ficaram com menininhos feios e sem noção de nada, fiquei com um moço lindo de 19 que já estava na faculdade. Beijos.

      Excluir
  21. Ótimo texto. eu brinquei de boneca até os 15 anos e curti a infância e pré adolescência sem pressa, sem querer ser adulta. vivi tudo no seu devido tempo. namorei depois dos 21. casei aos 29 tive filhos aos 32 e 34 e confesso que não me arrependo de nada pois curto cada fase no seu devido tempo

    ResponderExcluir
  22. Concordo com tudo que disse, até compartilhei no meu perfil social...mas nesta foto a larissa já tinha 15 anos...mesmo assim, menina demais...eu não quero que minhas meninas namorem aos 15, mas tbém não namorávamos com essa idade?

    ResponderExcluir
  23. Nao acho um bicho de sete cabeças ...mas Também acho bem cedo pra namorar,porque esse nao foi o primeiro namorado dela ..entao quer dizer que começou mais cedo ainda ... Isso é errado na minha opinião...e acharem isso o máximo qdo mostra na tv incentiva mais ainda a fase precoce....mas cada um é cada um se os pais dela incentivam ai irão colher mais pra frente o que plantaram...

    ResponderExcluir
  24. Conheço gente que começou a namorar com 11 anos e hoje estão ainda juntos com 20. Se os pais dela aceitam, não vejo mal nenhum nisso. É melhor ela namorar em casa com o concentimento dos pais, do que escondido na rua. Pelo menos em casa ela tem o apoio, o conselho dos pais. As crianças de antigamente não são mais como as de hoje, como vai querer obrigar uma menina de 12/15 anos a brincar de boneca??!! Pelo amor de Deus né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!!!!
      Disse tudo, Ester! ☺

      Excluir
    2. Claro, concordo.Comecei a ficar com 12 também, mas nem tinha consentimento algum, era escondido mesmo. E ainda assim, nunca fiz nada prejudicial.Nem toda menina que beija com 11 anos vai transar e engravidar. Esse é o mal do povo. Pensar mal apenas da menina\mulher.

      Excluir
    3. Mas a 20 anos atrás menina não ficava grávida aos 12, é nem tinha que se tornar mulher aos 13, experiências devem ser vividas, cada uma a seu tempo.

      Excluir
    4. Depende pq na epoca da minha vo ela era de cidade do interior e as meninas casavam cedo. Com 14 anos ela ja estava casada.

      Excluir
  25. Ainda não tenho filhos, mas penso igualmente a vc.

    Namorei um homem que tem dois filhos, a filha com 15 anos já perdeu a virgindade, sai todos os finais de semana com o namorado e sozinhos.

    Outro dia encontrei ele numa farmacia e estava comprando o anticoncepcional dela, fiquei sem reação na hora, pois numa fase em que era pra ela se dedicar aos estudos e se preocupar com o futuro, está preocupada apenas no namoro.

    Acho errado a midia mostrar isso tudo como sendo o que deve ser feito se vc já é pré e adolescente.

    ResponderExcluir
  26. olha , ela namorou porque ela não é obrigada a nada ok . e outra , ela namorou as 12 sem NINGUÉM saber , ela não falou ao público . O primeiro namorado dela revelado foi esse o Matheus Chequer , e agora ela namora um menino da idade dela , e agr ela está com 15 ... Você deveria falar pra sua filha quando falasse isso " filha a mãe dela deixou por tal motivo , você é minha filha e eu não deixo " acabo . Que coisa , os famosos namoram quem quiser e quando quiser

    ResponderExcluir
  27. Depende muito da situação! Tenho 24 anos. Já tive namorinho aos 12, perdi a virgindade e comecei a beber após os 18. Minha responsável não foi uma irresponsável. Generalizar não é o caminho - muito menos julgar e apontar que já houve "rala e rola" entre o casal.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pelas palavras muito bem colocadas. Esse também é meu ponto de vista e me deixa triste ver esse cenário todos os dias. Meu Deus! Até quando o ser humano irá se manter de olhos fechados para tudo isso?! Que Deus nos ajude a nos manter no Caminho certo com nossos filhos diante de Tanta provação e Falta de bom censo.

    ResponderExcluir
  29. Amei seu texto! É bem assim, sofro muito com meus filhos... e ainda por cima sou eu quem estou errada! Tento corrigir, mas eles não aceitam! O mundo está totalmente virado com os valores "totalmente invertidos"! Ser pai e mãe é muito mais do que simplesmente ser... tem que agir e existir na vida dos filhos... porém somos em alguns casos até privados do nosso direito de agir como pais! Educar precisa de disciplina e amor... Que DEUS nos abençoe e tenha misericórdia dos nossos filhos!

    ResponderExcluir
  30. Assim como o menino estará com os hormônios à flor da pele, não se enganem, a menina também estará. Não são só os meninos que tem atração, as meninas (que amadurecem mais cedo) também têm.Sou mulher, comecei a me interessar pelos meninos com 11 anos,e a ficar com 12 anos, tenho 25 anos e nunca transei."Tudo posso, nem tudo me convém."

    ResponderExcluir
  31. Percebi que sempre falam da Larissa Manoela, mas nunca falaram dos meninos que namoraram com ela, nem dos pais deles.Inclusive esse texto mostra isso claramente. A mulher sempre fica mal vista e é sempre aconselhada a namorar mais tarde, já o homem não. Porém, se seguir a regra, com quem esses garotos vão namorar?Com outros garotos?

    ResponderExcluir
  32. Isso é pura ilusão. Esse texto dá como certo que todas (todAS) que começam a ficar cedo, acabam fazendo sexo, ficando doentes ou engravidando.O que não é verdade. Não acredito nisso, assim como não acredito em influências. Como disse, me encantei por um menino aos 11 anos, e aos 12 eu comecei a ficar. Com 14 ainda brincava de boneca e desenhava e costurava roupas pra elas,enquanto vi minhas amigas de 12 anos engravidarem.Namorei poucas vezes, e minha mãe sempre foi rígida.Tenho 25, sou virgem, assisto minhas novelas infantis como se ainda tivesse 12 anos, escuto Chiquititas enquanto caminho na volta do trabalho, assisto VHS infantil,desenhos de manhã, guardo minhas relíquias, álbuns,CDs e camisetas.Ninguém deixa de ser o que é. Não é porque beijei com 12 anos, que necessariamente eu teria que deixar minhas bonecas,novelas,brincadeiras e transar.Não é porque vi minhas amigas engravidarem, que necessariamente eu acharia aquilo normal e legal. Eu tinha plena consciência de que não era.Eu sonhava com meu príncipe encantado, era uma menina muito apaixonada, com 11 e 12 anos.Eu falava desse menino como um príncipe, pra mim ele era uma das pessoas mais especias da minha vida.Era um amor completamente inocente. Eu fui muito bem educada, e mesmo que não fosse, não seria qualquer um que me enganaria.Até hoje, se um homem se aproxima de mim com intenção de transar (praticamente todos),eu falo logo a verdade. Que não vai acontecer. Isso é reflexo do que eu fui quando tinha 12 anos.É reflexo da minha firmeza de muito tempo atrás, e da educação que recebi.E se eu engravidar algum dia, estarei pronta pra assumir.

    ResponderExcluir
  33. Acho muito coerente seu texto e claro sua preocupação como mãe, afinal o mundo está muito evoluído, ainda mais com o acesso á internet etc...
    A Larissa começou a namorar com 12 anos, eu namorei com 11 mas sem a permissão dos meus pais, eles não sabiam.E as meninas da minha idade ja tinham beijado com 8 anos. Oque acontece é que hoje em dia as crianças estão descobrindo tudo cedo demais e estão perdendo aquela inocencia, não so culpa dos pais, a mídia influencia muito.
    Devido eu ter namorado com 11 anos , nao mudou nada na minha vida. Acho que foi cedo sim, mas nem por isso fui mae aos 15. hoje tenho 20 anos tenho meu emprego, terminando minha faculdade. Acho que existe casos e casos, nem todo mundo tem a mesma cabeça.Eu não tinha supervisão dos meus pais o tempo todo, eu hoje em dia quando for mãe penso que prefiro saber oque minha filha faz do que reprimir e ela acabar fazendo escondido como eu fiz.
    Mas todo mãe temo direito de fazer oque acha melhor para seus filhos.

    ResponderExcluir
  34. Concordo plenamente , a onde que com 15 anos vai brincar de boneca?
    Claro que existe fase pra tudo, mas é melhor ser com o consentimento dos pais do que escondido.
    E essa ideia de que só porque namora aos 15 já transam isso não tem nada haver , pq eu namorei aos 15 e só fui me perder com quase 19. Isso vai de cada um. O dever dos pais é educar para evitar uma gravides precoce, DST'S etc..

    ResponderExcluir
  35. Concordo com vc!!!Tbem acho hipocrisia eu Tbem beijei cedo,beijar SIM,porque quando somos bem orientadas não pensamos em casar com essa idade,por favor!!Proibi pra ver o inferno que vira a relação com filho nessa idade!

    ResponderExcluir
  36. Querida. Acho validas tua preocupação. Eu tenho 45 anos. Não tenho filhos, mas já fui madrasta 3 vezes. Sou professora. Mas te digo assim... Esse é parte do diálogo que as famílias devem ter. Fomos educadas para namorar depois dos 15. Por isso muitas de nos namoramos escondido. Beijamos e ate transamos com medo e escondido. É preciso diálogo com os filhos. Falar sobre a importância da amizade entre meninos e meninas. Falar sobre sexo . Consequências. Dúvidas. Conhecer pessoas sem obrigatoriamente ter um relacionamento. Conhecer-se. A sexualização está ai. Cabe a nos o dialogo sem dizer Não faça como fulana. Jovens são curiosos como tb fomos. Não podemos ser hipócritas agora e dizer não faça . nos tb fizemos as nossas descobertas. É só a minha opinião. Bjo no seu coração. Entendo sua preocupação.

    ResponderExcluir
  37. Olha concordo com vc plenamente vc esta certa ao invés de brincar estao namorando com essa idade tao cedo pra isso....vao brincar de boneca ou jogar video game estão namorando isso é ridiculo ainda mais se um pai ou uma mae deixao acontecer este tipo de coisa depois nao adianta dizer como engravidou sendo q os próprios pais deixarão acontecer permitirao q acontecesse. ...

    ResponderExcluir
  38. Querida. Acho validas tua preocupação. Eu tenho 45 anos. Não tenho filhos, mas já fui madrasta 3 vezes. Sou professora. Mas te digo assim... Esse é parte do diálogo que as famílias devem ter. Fomos educadas para namorar depois dos 15. Por isso muitas de nos namoramos escondido. Beijamos e ate transamos com medo e escondido. É preciso diálogo com os filhos. Falar sobre a importância da amizade entre meninos e meninas. Falar sobre sexo . Consequências. Dúvidas. Conhecer pessoas sem obrigatoriamente ter um relacionamento. Conhecer-se. A sexualização está ai. Cabe a nos o dialogo sem dizer Não faça como fulana. Jovens são curiosos como tb fomos. Não podemos ser hipócritas agora e dizer não faça . nos tb fizemos as nossas descobertas. É minha humilde opinião. O que preciso é diálogo. Os consultórios de psicólogos e psiquiatras estão lotados de jovens e pq? Concordo c vcs que seja cedo mas e assim que está sendo há bastante tempo.

    ResponderExcluir
  39. Desculpa mas acho isso um absurdo!
    A partir do momento que os pais autorizaram ela é livre para fazer o que quiser!
    Eu acho muito melhor ela fazer na frente dos pais do que ela fazer escondido... Muitos pais são enganados pelos filhos, os jovens namoram escondidos e acham um máximo.. Agora não venham julgar a menina, julguem os jovens em geral pois acho errado citar nomes ainda mais quando está falando da vida pessoal dela!

    ResponderExcluir
  40. O problema maior é a televisao aplaudir essa atitude poxa terceiro namorado aos 15 anos já é demais. Essa é minha opunião ok. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  41. Eu não conhecia teu blog, guria!!! Amei cada palavra tua e assino embaixo!!! Eu vou na mesma linha que tu!! Virei seguidora do teu blog. Parabens! (Sou mãe de 3)

    ResponderExcluir
  42. Essa idade é muito difícil de controlar o meu filho tem 10 anos e já tá interessada Por uma amiguinha do colégio já conversei com ele expliquei que ele não tem idade nem maturidade para namorar ninguém e nem a garota Mas se a gente continuar repreendendo com certeza eles vão ficar escondido mas não vai ser que o meu consentimento

    ResponderExcluir
  43. Nessa época ele tinha uns 15/16 anos 👌 pra ta com uma criança de 12

    ResponderExcluir
  44. Concordo muitíssimo e, também acredito que esta permissividade acaba criando os infinitamente adolescentes; aqueles que ficam dentro da casa dos pais por tempo indeterminado, pois acham muito fácil a vidinha de ficar com um ali e outro aqui sem se preocuparem com roupas p/ lavar, casa para arrumar, contas à pagar etc. Quarentões adolescentes na barra da saia da mamãe e sendo sustentados pelo pai.

    ResponderExcluir
  45. Olha, tenho 3 meninas, a mais velha com 9. Ela é bem tranquila, brincar de boneca foi raro, mas adora brincar no parque. Infelizmente a realidade é essa, embora não concorde com essa "maturidade" precoce ( que não existe nas crianças né, criam isso). Então o jeito é conversar muito, explicar que a infância é maravilhosa e que tudo tem sua hora e seu tempo. Esse negócio de se espelhar em artista de TV, aqui em casa não rola ainda!

    ResponderExcluir
  46. Concordo por isso esse mundo ta do jeito q ta por causa de certos pais ai a culpa cai na criança e adolescente

    ResponderExcluir
  47. Tive meu primeiro namorado com 13, não deu certo, namorei novamente eu com 15, e meu namorado com 25, todo mundo julgava, e estamos juntos hoje, minha mãe namorou com meu pai com 15, ingravidou com 16, mas mesmo assim, estudou, e se formou, é professora, e leva uma vida maravilhosa, acho que deviam cuidar menos da vida dos outros, e não generalizar as pessoas, nem todo mundo passa pela mesma coisa, e nem todos tem a mesma experiência, as pessoas hoje tem de amadurecer antes, pois o mundo exige isso de nós, quando falamos em "criamos os filhos para o mundo, e não para nós" também entra isso. Hoje só podemos orientar as pessoas,e os filhos, mas não mudar e nem proibir o modo de fazer,ser e o querer.

    ResponderExcluir
  48. Nossa! Hoje mesmo falei sobre isto, pois minha filha de 11 anos parou em frente a uma loja e falou: Mãe quero uma bota com salto fino, porque a Larissa Manoela usa bota assim!! Respondi: Minha filha vai chegar a hora de voce usar salto alto, mas ainda é muito cedo! OBS: Veja como os ídolos influenciam...

    ResponderExcluir
  49. Um absurdo,onde vamos parar,eu brinquei de bonecas ate os 13 ,e tinha vergonha de estar tao velha pra brincar ainda de bobecas,mas olhando pir este angulo
    VEjo que seria muito mais saudavel,do que se tivesse feito como esta menina.Mas os pais dela sao os unicos culpados,eu jamais deixaria,nunca.

    ResponderExcluir
  50. Parabens ,penso exatamente como você. Sou gineco obstetra e aconselho muito as maes e meninas nesse sentido! Tudo tem seu tempo, noto que muitas mães também não se dão conta, acham legal, as maes de meninos então , nem se fala. É muito triste, por que logo ali sei que teremos choro e drama no consultorio :(

    ResponderExcluir
  51. Por isso que estamos mergulhados numa crise moral, ética e de princípios em nosso país. Como pais temos a responsabilidade de deixar filhos e
    cidadãos melhores. Que Deus tenga misericórdia e nos dê forças para que preservemos os Seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  52. Tudo depende de como cada família se porta e cria as crianças. Sou professora de alunos nessa faixa etária. Meus meninos gostam mesmo é de jogar futebol, algumas meninas já estão com ideias mais avançadas e investem, com olhares, bilhetes e forçadas de barra sobre os meninos. Tudo proveniente da Cultura familiar em que foram educados desde a primeira infância, do incentivo, concordância e negligência, mesmo tácitos, dos pais. Portanto, a inversão de valores não é construída pelos adolescentes, mas pelo meio social em que são criados. A televisão, influencia, mas não de forma determinante. Como professora, converso, oriento, sou confidente das minhas crianças, muitas vezes mais próxima deles que os próprios pais permissivos e inconsequentes. Aí está o cuidado que deve ser tomado: quan-tos pais estão realmente preparados para a responsabilidade que é ter filhos. Envolve dizer não, dialogar, sensibilizar, abrir mão, ser duro e severo, amoroso e compreensivo.

    ResponderExcluir
  53. Verdade, está se perdendo os valores.

    ResponderExcluir
  54. Achei o texto um tanto agressivo, apesar de concordar que seria realmente cedo pra se pensar em namoro sério. Mas o despertar do interesse pelo sexo oposto (ou não) começa cedo mesmo. O importante ao meu ver é estar junto e orientar. Como será que os pais dela ficaram com essa situacao toda? Não adianta proibir e censurar. Mais amor por favor!

    ResponderExcluir
  55. Achei ótimo o texto. Talvez se todos pensassem assim o mundo não estaria como muitos dizem aqui nos comentários "evoluções"... tive tbm meu primeiro amor com 12 anos e só fui ficar com ele quando tive 16 anos onde beijei pela primeira vez.. meus pais sempre foram muito rígidos e ainda mais meu pai..hoje sou casada com meu primeiro namorado. Onde perdi a virgindade com ele mesmo (18 anos). O namoro lá em casa era no sofá com alguem na sala. fui muito bem educada por meus pais serem rígidos e deus ensinar como deveriam nos criar.. hoje agradeço a eles por serem como foram comigo. Tenho 23 anos e apoio seu texto.

    ResponderExcluir
  56. Graças à Deus, vou dormir em paz...pensei que não existia na terra pessoas com o mesmo pensar em relação as crianças, em relação a esta geração. O jogo é o da paciência, diálogo, compreensão. Costumo frisar pro meu filho da minha responsabilidade como Pai que o ama, da lei de Deus e dos homens. No futuro não quero agradecimentos do meu filho, apenas que preserve os valores morais e os bons costumes. Familia projeto de Deus filhos herança de Deus.

    ResponderExcluir
  57. Ridículo utilizar argumentos neurocientíficos para destilar falso moralismo...
    O período crítico de maturação pré frontal só termina na idade adulta.
    Prefiro que seu circuito de recompensas (dessensibilizado) seja ativado por amor e sexo do que por drogas e fofocas...

    ResponderExcluir
  58. Parabéns.Explicando cientificamente ou não, concordo que hoje em dia os pais estão querendo achar tudo normal.Está muito difícil criar nossos adolescentes num mundo onde nossos jovens querem antecipar etapas com cinsentimento dos responsáveis. O mundo mudou,a informação está acessivel a todos,mas nem por isso meus filhos precisam deixar de viver a fase que cabe a eles. Primeiro vamos pensar em estudos e trabalho ate mesmo para poder assumir as consequências dos proprios atos.

    ResponderExcluir
  59. Meu primeiro namoradinho foi um amigo de infância, aos 13 anos, com supervisão total dos pais dos dois. Com 14 anos comecei a namorar meu marido, que tinha 19; compramos um terreno quando eu tinha 19, casei com 23, depois de terminar a construção da casa, engravidei com 27... Meu filho hoje tem 19, teve a primeira namorada aos 16; ela tinha 13, também amiga de infância, e também namoravam sob nossa supervisão. Terminaram há um ano, são amigos, não tiveram mais namorados... Conheço muitas amigas de minha época de infância, cujos pais proibiam namorar, que faziam às escondidas e engravidaram cedo. O problema não é permitir, e sim, negar porque os pais não se sentem preparados para conversar e explicar aos filhos (tanto meninas quanto meninos)como funcionam os hormônios, o sexo, quais devem ser as prioridades nas suas vidas, como se protegerem, quais as consequências que terão caso tomem decisões erradas. Em qualquer idade, inclusive na velhice, mesmo o cérebro já estando formado, pessoas fazem coisas idiotas. Educar é sim dizer não, mas também é explicar como funcionam as emoções, o corpo, o mundo; é estar abertos para ouvir o que os filhos sentem, para que eles sintam-se confortáveis e confiantes em nos falar sobre seus sentimentos. Esta é a unica forma de educar plenamente.

    ResponderExcluir
  60. Faço das tuas palavras as minhas. Sofro com isso, até porque minha família interferiu no meu relacionamento com a minha filha justamente por isso. Não aceito. A inversão de valores acaba comigo. Está intragável!

    ResponderExcluir
  61. Louvo a Deus pelo meu filho ouvir e seguir os meus conselhos, pois procuro conscientizá-lo dos princípios de Deus. Não há confrontos. O que ajuda é que ele quer agradar a Deus. Fazer o que está na bíblia. Não preciso brigar. Quando disse a ele sobre este post, me respondeu: "Vish, então não vou mais assistir". Converso muito com ele. Não consigo viver num ambiente de brigas, então vivemos em harmonia. Já sofri muito e ainda passamos por muitas dificuldades financeiras por conta de uma separação, além de estar desempregada mas o amor predomina. Sei que somos direcionados pelo Espírito Santo. Mesmo estando só eu ele, procuramos viver nos padrões de Deus. Isso nos fortalece. Ele é muito obediente e dedicado aos estudos, com apenas 9 anos. Nada de revolta, graças ao nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  62. Tudo tem o tempo certo,mas vamos combinar a vida de hoje é muito diferente da vida de 30 anos atrás.É uma questão cultural e cada cabeça uma sentença,hoje eu tenho 41 anos e comecei a namorar aos 19 por opção minha,meus eram muito rígidos e eu não queria eles no meu pé mas a minha irmã mais nova que eu já tinha trasando e ela tinha 15 anos!,,Achei muito cedo mas levei ão médico e conversei com ela ,não adiantava proibir ela era difícil. Hoje ela é bem casada e tem só 1 filho. O negócio é conversar e não fecha o olho pra realidade,minha filha tem 17 e começou a namorar aos 13 contra a minha vontade mas é melhor deixar e supervisionar do que proibir e ser enganando pelos filhos pois era isto que minha irmã fazia com minha mãe, converso muito com minha filha e mesmo não concordando com algumas sempre á oriento da melhor forma possível .

    ResponderExcluir
  63. Concordo plenamente. Valores invertidos. Triste de ver tanta coisa errada neste país .

    ResponderExcluir
  64. Ta bom que com 12 anos essa pessoa que escreveu isso não pensava no primeiro beijo, pode não ter tido oportunidade de dar (o beijo), agora fica de mimimi com o namoro da outra! A garota em questão está assistida pelos pais a quem ela deve satisfação. Mania que tem de julgar, apontar e fazer alarde com uma coisa simples. Quem decide se deixa ou não é a mãe, que nesse caso aprova gente! Se todo o problema do mundo fosse esse?! E a vida é tão curta, passa rapidinho, quem garante que a menina que namora só 20 é mais feliz do que a que namora com 12? Depende do outro, depende do respeito, do amor! Vamos respeitar a vida de quem tem 12 ou 70, inviuvou e quer casar de novo? Respeita gente! Eu em?!

    ResponderExcluir
  65. Concordo plenamente com o texto, trabalho na área da saúde e vejo muito bem as consequências do "pode tudo" todos os dias meninas de 10, 11 anos na maternidade sofrendo pra ter os seus bebês e aí as mães ao lado desesperadas com o sofrimento das Filhas . É o que vejo....

    ResponderExcluir
  66. seu eu fosse vcs cuidava da suas vida do que fica cuidado da vida de Larissa Manoela aconteceu os pais dela deixou pronto

    ResponderExcluir
  67. Colega, que atire a primeira pedra a pessoa que não saiba que um caso de avós, bisavós ou tataravós que tenham se casado aos 14. Mais ainda, que atire a primeira pedra quem aos 12 não tinha interesse pelo coleguinha. Aos 14/15, grande parte dos meninos e meninas já deram um primeiro selinho.. E sabe porque essa grande maioria esconde? Por causa de pessoas retrógradas feito VOCÊ que trata beijo e sexo como tabu. Deve ter orientação SIM! Mas ocultar e fingir que nunca aconteceu.. me poupa né querida? Um beijo

    ResponderExcluir
  68. Concordo com o texto, estamos vivendo em um mundo com valores invertidos, porém os pais devem ter bastante equilíbrio para não exagerar nem de um lado nem do outro, criança tem que ser criança, e tão nova quanto a Larissa é a Maísa e se vcs observarem ela tem outro tipo de postura;o que condiz com sua real idade, afinal tudo tem o seu tempo, isso que temos que passar para nossos filhos independente de ser do sexo feminino ou masculino.

    ResponderExcluir
  69. Concordo com o texto, estamos vivendo em um mundo com valores invertidos, porém os pais devem ter bastante equilíbrio para não exagerar nem de um lado nem do outro, criança tem que ser criança, e tão nova quanto a Larissa é a Maísa e se vcs observarem ela tem outro tipo de postura;o que condiz com sua real idade, afinal tudo tem o seu tempo, isso que temos que passar para nossos filhos independente de ser do sexo feminino ou masculino.

    ResponderExcluir
  70. Vão cuidar do filho de vcs,e larguem a vida da menina de mão, e melhor namorar pra todo mundo saber,do que namorar escondido,e se os adolescentes namoram cedo hje tenho certeza q ñ é por influência dela ñ. Só acho

    ResponderExcluir
  71. EU ACHO QUE INFELIZMENTE TODAS AS ATRIZES MIRINS DEPOIS DOS 18 VIRÃO PORNO, OLHEM A BRUNA MARQUEZINE E A MARIANA RUI BARBOSA, MAU FIZERAM 18 ANOS E JÁ COMEÇARAM A APARECER EM CENAS ERÓTICAS E COM POUQUISSIMA ROUPA... ESSA NÃO VAI SER DIFERENTE... 15 ANOS TRÊS NAMORADOS... FALA SÉRIO!

    ResponderExcluir
  72. Me desculpe mas nunca li tanta baboseiras em um post só!! Ok ela é da "mídia" existe fãs q pegam ela como exemplo aí sim tem q ter um certo "equilíbrio"... Mas primeiramente vcs tbm tem q ver a vida é da garota e ela não pode simplesmente parar a sua vida por causa da fama ou q a mídia acha errado ou algumas pessoas hipocritas acham errado, lembre-se ela é um ser humano tbm a vida dela não deve e nem vai parar por causa de vcs por causa de alguma opinião ... se ela acha certo ou algo do tipo mídia e ngm tem q se intrometer em nada! Não aconcelhos as crianças a namorarem nessa idade msm os pais sabendo e autorizando... Mas msm q os pais autorizem ngm tem nada haver com isso! Minha opinião ok? Não quero discussões por uma opinião minha!

    ResponderExcluir
  73. Já começo a ensinar meua filhos diferentes, que não devemos ser maria vai com as outras desde cedo, não é porque essa guria namora que ela vai namorar também, não é porque o cantor favorito dela usa drogas que ela vai usar também, já começou errado por aí!

    ResponderExcluir
  74. Olá!!! concordo plenamente com tudo que você explanou. Nossa sociedade está sem princípios e sem referência para nossos filhos. Sou totalmente contra esses canais que tentam manipular a mente de quem esta assistindo. Sou mãe de uma menina de 11 anos, ensinamos a palavra e os princípios cristão e familiar para ela. E temos remado e continuaremos remando contra este sistema caído e falido que é a sociedade o qual vivemos hoje, mas creio que tudo que tenho ensinado a minha filha ela tem guardado e isso valerá no futuro.

    ResponderExcluir
  75. Ótimo texto !! Concordo com cada palavra!!Minha filha tem 12 anos e o incentivo para ela e estudar aproveitar a infância que passa muito rápido !!Fico muito preocupada com essas crianças mini adultos que carregam na maquiagem usam roupas de adultos quando deviam pensar em bicar !!Sou professora de educação infantil e lido sempre com isso tenho pena pois ao sempre com minha filha viva cada fase pq depois não poderá voltar no tempo !!

    ResponderExcluir
  76. Concordo plenamente com o texto, mesmo sendo supervisionados pelos pais essas crianças não tem controle dos sentimentos.

    ResponderExcluir
  77. Nao adianta proibir, é pior,faz escondido. Cada caso e unico. Algumas pessoas amadurecem mais cedo outros nao. Ainda acho melhor namorar c autorizaçao e uma certa supervisao,mesmo q tao jovem, q proibir, e correr risco q aconteça algo pior por falta de diálogo.

    ResponderExcluir
  78. Pode ter certeza os q estão respondendo são tudo vei q n tem oque fazer. se os pais dela deixaram quem são vcs pra falar alguma coisa reflitam suas palavras para falarem

    ResponderExcluir
  79. Realmente o texto reflete o que todas as mães desejam falar...Mas na prática não eh tão simples assim...Fomos adolescentes e sabemos o q eh proibição...Eh hipocrisia falar q não tivemos nossos momentos escondidos..pois nossos pais nka nos aconselharam...ou nka nos apoiaram...
    O mundo tai para dar não só tapas...mas socos na nossa cara....e na de nossos filhos...Concordo q eh cedo demais...Porém proibir eh o correto?? Numa sociedade em que sexos se faz com naturalidade na televisão em que os desenhos instigam lutas...malcriações com seus pais...Nessa nova era em.que vivemos..temos que informar nossos filhos dos perigos que os rondam...Vejo amigas das minhas filhas fazendo tudo escondido porque seus pais não conseguem conversas com suas filhas....Eh isso realmente o que queremos?!? Fica essa indagação....

    ResponderExcluir
  80. Concordo plenamente Daniela! Sou professora a 15 anos de crianças e adolescentes e posso dizer que esta novela só fez incentivar ainda mais essa precocidade adulta. Tenho presenciado meninas de de 8 anos que se comportam, se vestem, falam, como se tivessem 15. Lamentável! Os pais deveriam ter noção do mal que estão causando aos filhos quando permitem tal comportamento.
    Vejo pais que não tem compromisso nenhum com a educação que eh dada em casa, pelo contrário, tercerizam completamente a educação dos filhos.

    ResponderExcluir
  81. Daniela Marques, parabéns pelo seu texto e compartilhar a sua opinião com outros Pais.

    É evidente que cada um tenha suas próprias opiniões sobre o assunto.

    A minha é igual a sua. Afinal, vemos muitas garotas engravidarem precocemente e quem assume essa encrenca é os pobres Pais que sempre foram omissos e permissivos.
    Quem é responsável e se preocupa de fato com a educação dos filhos pensa como nós.

    E quer saber, respeito a opinião de quem pensa diferente mas não me venha com essa conversa furada que vivemos em outros tempos e que quando eu era jovem fazia diferente.

    Se a sua história foi diferente, fez tudo precoce e deu certo. ok. Mas, o que vejo de Pais tontos que tem que sustentar filhas que engravidaram e os indesejados netos não é brincadeira.

    Então, guarde o seu modernismo que provavelmente será a próxima vítima:(

    ResponderExcluir
  82. Texto mais desgostoso impossível, é por causa de gente que pensa dessa forma que a sociedade atual sofre tanto. Vi por experiência própria que país que pensam como você tiveram o que você consideraria como os "piores" filhos. Meus pais nunca proibiram nada, sempre conversaram muito comigo, e explicavam as consequências de tudo. Nunca apanhei e nunca fui proibida de ver nada na televisão. Eles sempre me explicavam tudo. Os pais de hoje vivem essa utopia de que podem protejer os filhos proibindo, e definitivamente não é assim.Se ele/ela não assistir tal novela/filme/serie/desenho em casa. Vai assistir na casa dos amigos, na casa da avó na casa da tia. E você vai fazer o que ? Proibir de sair? Trancar a criança em casa? Proibir de ir na escola? Claro que não. Proibir nunca é a resposta, tem é que conversar. E se a criança quiser "namorar" que seja dentro da sua casa, ver um filme com a familia, chama para jantar com a familia , pq tendo a confiança dos dois eles confiaram em você, escutaram seus conselhos e não vão querer fazer algo para ferir sua confiança. Eu digo que proibir é muito mais fácil do que permitir, permitir requer conversa, dedicação e atenção que ps pais de hoje definitivamente não querem fazer. Agora o mais engraçado é que você julga os país da Menina famosa e diz que eles são os culpados por "desvirtuarem" as crianças, acho que é vc quem não quer dedicar o tempo necessário para explicar aos seus filhos como às coisas funcionam. Desde sempre crianças se espelham nos outros é da natureza delas imitar, mesmo os pais, se não é por causa da menina famosa vai ser o salto que você usa ou o beijo de bom dia que vc da no seu parceiro. Acorda e repense seus conceitos

    ResponderExcluir
  83. Não concordo com a matéria. Cada individuo tem uma criação e uma forma de pensar. Assistia TV, lia revistas, sempre tive um dialogo aberto com meus pais pois eles me proporcionaram esse oportunidade. Meu primeiro relacionamento foi aos 13 anos de idade, ainda não sou mãe. Não estou me vangloriando por isso, mas fiz minhas escolhas e fui responsável por todas elas. Na minha visão o erro está no pouco de conteúdo educacional sexual nas escolas e na forma como alguns criam seus filhos, sem diálogo algum, apenas incentivando a castidade. Existem exceções, eu posso ser uma, mas vale a pena repensar a respeito.

    ResponderExcluir
  84. Muito bom. Eu como líder tento ensinar um menino de 14 anos que está chegando agora nas reuniões da igreja que ele não tem maturidade o suficiente pra namorar mas não adianta a mãe disse que conversou mas se eles se gostam né. É difícil. Não tenho filhos ainda mas tenho os filhos espirituais que o Senhor me deu e vejo o quanto é difícil ensinar os valores cristãos com esses mal exemplos na mídia.

    ResponderExcluir
  85. Que tal cada um cuidar da sua vida e deixar a menina em paz?

    ResponderExcluir
  86. É incrível, como as pessoas distorcem aquilo que leem, seja por ignorância, para apresentar uma versão diferente ou simplesmente para aparecer. A Daniela, provavelmente tem uma filha, e sofre das incertezas que a vida atual trás, a quem tem que educar. E provavelmente essa incerteza não é somente voltada para o sexo feminino mas também para o masculino. Ela pegou um exemplo visível que poderia afetar o tipo de educação que está transmitindo a sua filha. Não fala em bater, apesar que uma palmada com a mão no bumbum, as vezes vale mais que mil palavras (vou se trucidado pelos psicólogos). Enfim, a questão é sobre o que é certo ou errado. Quer concordem ou não, os meios de comunicação, a escola, os amigos, os exemplos dados pelos pais, tudo isso influi na educação. Que é errado uma menina de 12/13 anos estar namorando um rapaz um pouco mais velho, é sem dúvida nenhuma. Trata-se de alguma experiência (do rapaz) contra a total inexperiência da menina. Ambos com os hormônios florescendo, sem saberem como lidar com isso. Aí entra a educação familiar, que na hora h serve como freio para alguma atitude indevida. Mas como dar a educação adequada, se pai e mãe saem para trabalhar às 07:00 hs. e retornam às 19:00/20:00 hs., tendo tempo apenas para tomar banho, jantar e dormir novamente? Fim de semana, todos tem programas para dezestressar, não sobrando tempo para o diálogo. Sobram as educações transmitidas via TV ou cinema, pelo computador e a dos amigos, que invariavelmente são péssimas. Por isso, que em conversa com amigos, digo que hoje em dia deveriam existir escolas para ensinar os pais como educar os filhos. Para encerrar, a nossa vida sempre foi dividida em quatro etapas: infantil, puberdade, adolescência e adulta. Onde foram parar essas etapas?

    ResponderExcluir
  87. Isso é muito relativo,comecei a namorar com 11,12 anos sob os olhos de Minha mãe e nunca houve desordem em minha vis por isso, pelo contrário.

    ResponderExcluir
  88. Parabéns pelo texto. Serve de alerta p nós mães e pais que se preocupam realmente com.seus filhos. Tenho uma filha de 9 anos que é fã e seguidora de Larissa Manoela e tenho medo da influência da mídia na cabecinha dessa nova geração....e minha filha faz parte dela.

    ResponderExcluir
  89. Meu marido tem uma sobrinha de 8 anos e ela idolatra essa menina,chora por ela é muito mais. E esses dias ela tava na minha casa vendo essa novela,daí começou a falar sobre os namoros dela,achando um máximo! Olha mesmo! Falou que ela fugiu,falou com quantos anos ela começou a namorar,a menina sabe tudo da vida dela! O pior de tudo,é que ela fala com um orgulho tão grande e esperando que a gente concorde! E os pais acham bonito,super incentivam o fanatismo pela garota! Afz!

    ResponderExcluir
  90. Concordo com a escritora.....12 anos é cedo para assumir um compromisso amoroso....Pular uma etapa da infância pode ser prejudicial.
    E pessoas que influenciam crianças principalmente devem ter consciência de seus atos.
    Se fosse a filha da vizinha que aparecesse com um namorado em casa aos 12 anos todos comentariam negativamente, alguém iria dar os parabéns pelo namoro? Raros.....
    Refletir no que é saudável para nossos filhos é primordial, não precisa ser os filhos dos outros.
    Exposição, sexualidade precoce, gravidez, doenças, são cada vez mais comuns em crianças e adolescentes, esse tal de "desenvolvimento precoce" muitas vezes é mais influência do que desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  91. Querida Marluce!
    Estou inteiramente de acordo com toda a argumentação, só há um pequeno detalhe que lhe escapa, o conflito de gerações!
    Na Europa, desde a ocupação romana até cerca de meados do seculo XIX, quase não houve evolução! Começou na América com a revolução industrial, duas "guerras mundiais" e com a reconstrução vem uma nova revolução tecnológica (automação dos sistemas) e agora a nanotecnológica!
    Por muito que nos custe a aceitar e a compreender, este processo é transversal a todas as áreas de actividade no planeta, apesar de algumas bolsas de resistencia, que sempre coexistiram!
    Como diz o poeta Manuel Alegre: O mundo pula e avança, como bola colorida nas mãos duma criança!
    Vive-se vertiginosamente sem que nos apercebamos!
    Boa Saúde e Vida longa.
    Rogério Neves

    ResponderExcluir
  92. hoje o que as novelas... programas para jovens como malhação... levam os jovens a querer viver experiências que vão além da sua maturidade... não é saudável...mas naquele tempo que as meninas brincavam de bonecas... não tinha os celulares.. não tinha tecnologia... e as novelas e programas não tinha tanta maldade...então não tinha influência na decisão deles... e com certeza a educação que os pais davam eram rígidas...hoje... a educação dos filhos está relaxada...

    ResponderExcluir
  93. Acho q isso acontece com várias meninas.. A diferença é que a menina em questão é atriz e popular e então acontece toda essa repercussão. .. E cabe aos pais decidirem a hora certa de aceitar ou não. . Uma menina de 12 pode ser mais madura que uma de 15.. E vamos psrar de hipocrisia. . Ninguém aqui namorou vom 14 ou 15 anos.. mimimi demais!!!

    ResponderExcluir
  94. Concordo totalmente com o texto!! Infelizmente estamos vivendo numa nova geração, onde a informação está em super disponível pros nossos filhos!! Tenho o mesmo sentimento de nadar contra a maré!! Muuuuuuuuita conversa!! Bjo

    ResponderExcluir
  95. Concordo com seu texto. Acho que tem tudo ai qye muitos pais gostariam de expressar sobre o que pensa sobre o mundo de hoje que hipnotiza nossos filhos. Também remo contra a maré e sei que na graça de Deus é isso o que Ele anseia. Uma geração mais saudável.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...